Comunidade São José Esposo
Horário das celebrações:
- Sábado as 19h
Horário das missas
Clique aqui para ver a agenda de missas.
História da Comunidade

Por volta do ano de 1980 os fiéis católicos começaram a se reunir nas casas para rezar. Uma vez por mês era celebrada a Santa Missa, sempre com o revezamento até todas as famílias terem esta oportunidade.
Com o decorrer do tempo a população do bairro foi crescendo e tornando-se impossível acolher a todos, por isso, foi necessária uma nova reorganização e também pensar em encontrar um espaço mais amplo e centralizado que ficasse bom para todos. Foi então que a família Polinsky, a mesma tinha um comércio no bairro e cederam um espaço para o povo poder fazer o momento de orações, cultos e missas que eram celebradas aos sábados. Isso ocorreu por um logo tempo.
Por ser um estabelecimento comercial, havia no local uma mesa de sinuca no qual os homens não tinham pressa para volta para casa pois o jogo os divertiam, enquanto as mulheres (mães) cansadas, após uma longa jornada de trabalho acabaram desistindo de participar das celebrações e com isso surgiu uma nova necessidade de encontrar um outro espaço onde fosse exclusivo para orações. Foi onde conseguiram um espaço que seria uma sala de aula no colégio Valesca Parizotto cedido pela direção e pais do mesmo colégio. No novo espaço as missas passaram a ser aos domingos às 19horas e os cultos ficou aos domingos no horário das 9 horas da manhã. Nessa época, gradativamente foi implantando-se e sendo realizado os sacramentos, palestras, primeira Eucaristia, crisma, batizados, cursos bíblicos, preparação para o matrimônio, ordenação de ministros da palavra, Eucaristia e Enfermos. Não estando satisfeito, o Vigário Francisco Relou, queria cada vez mais o firme propósito de formar a comunidade deste bairro. Um dia, após a Santa Missa, o vigário fez uma reunião com os participantes e nomeou uma comissão de 4 pessoas sendo eles: Adão Petroski, Dovilio de Sezaro, Moisés Nissio e Fiorindo Borsoi, os quais tiveram a missão de pesquisar um local, o qual fosse apropriado para fundar a comunidade, pois o terreno, mais tarde seria doado pelo próprio pároco Francisco, pois em uma de suas viagens durante o período de férias para Orlando, sua terra Natal, Francisco conseguiu a verba e foi então definitivamente efetivado a compra do terreno, uma imensa alegria para todos os católicos.
Com a aquisição do terreno, surgiu uma nova preocupação como iriam construir a igreja? O Pároco Francisco começou a visitar todas as famílias do bairro com o objetivo de fazer o recadastramento. Durante as visitas, as famílias tinham oportunidade de opinar qual seria a melhor forma de construir a capela do bairro, foram várias sugestões, mas uma delas foi a escolhida pela grande maioria, onde cada família iria fazer doações de: material de construção, mão de obra, dinheiro. Então a comissão eleita começou a tornar o sonho em realidade e a capela começou a nascer e com apenas as quatro paredes erguidas começou então a ser celebrada cultos e missas nesta local.
No decorrer do tempo com a capela já em fase final, foi necessário a escolha de um padroeiro ou padroeira, foi então elencado dois nomes, Santa Ana e São José, que seria decidido em votação. Todas as pessoas tiveram a oportunidade de ajudar a escolher o nome do Padroeiro. São José foi o escolhido por estar no momento com muitos voluntários envolvidos como: pedreiros, carpinteiros, ajudante de pedreiro ajudando na construção e por isso, devido toda essa realidade que se assemelhava com a história vivida por São José foi escolhido para ser o Padroeiro da nossa comunidade. Os trabalhos não pararam, lideranças e concelhos sempre estiveram e continuam unidos por um mesmo objetivo cristão, de sempre acolher novos membros e continuar trabalhando para o crescimento desta linda comunidade.
Padroeiro(a)
São José Esposo
História

São José era um carpinteiro que levava uma vida simples na Galileia. Ele era uma pessoa trabalhadora, justa e honesta. Contudo, embora já fosse noivo, ao descobrir sobre a gestação de Maria pensou em abandoná-la acreditando que o filho não era dele.
No entanto, em um sonho um anjo apareceu para ele e disse que o filho que Maria estava esperando era filho de Deus, e havia sido concebido por intervenção do Espírito Santo. Assim, ele casou com ela.
Na ocasião do nascimento de Jesus, José foi novamente avisado pelo anjo que Herodes tinha intenções de matar a criança. Assim, recomendou que ele pegasse a família e partisse para o Egito, onde viveram por quatro anos. Depois disso, o anjo apareceu mais uma vez a José dizendo que ele poderia voltar em segurança a Nazaré. E assim eles voltaram para Israel.
Oração
Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Oh, São José, pai adotivo de Jesus, puríssimo esposo da Virgem Maria, rogai por nós diariamente ao mesmo Jesus, o Filho de Deus, que nós, sendo defendidos pela força de sua graça e lutando fielmente na vida, pode ser coroado por Ele na hora da morte. Amém.
Endereço
Pastorais
- Dízimo
- Batismo
- Criança
- Evangelização
- Comunicação
- Doentes
- Catequética