R. Carlos Gomes, 950e - São Cristóvão, Chapecó - SC, 89803-312 - (49) 3322-1400 / (49) 98428-4330

Pastorais

Pastoral Carcerária

Desenvolve ações que visam evangelizar e humanizar o ambiente carcerário com vista de ajudar o preso a manter ou reconstruir sua vida cristã, laços familiares e sociais. Atua nas cidades de Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste.

Pastoral Catequética 

Presente em todas as paróquias da diocese, esta pastoral tem como objetivo evangelizar na diversidade crianças, adolescentes, jovens e adultos, à luz da Palavra de Deus, promovendo a Iniciação à Vida Cristã a partir do método catecumenal. Trouxe como novidade a partir de 2017 o “Caminho de Iniciação à Vida Cristã”, com a metodologia dos 12 passos para os encontros de catequese e uma nova proposta de abertura da Catequese com a festa da acolhida.

Pastoral da Criança

Organizada na diocese há mais de 20 anos, a Pastoral da Criança atende crianças de 0 a 6 anos e desenvolve nas comunidades, especialmente mais carentes, várias atividades de promoção à vida. Com muitas/os voluntárias/os, realiza formações sobre saúde, bem estar, políticas públicas além de capacitar suas líderes para o acompanhamento e orientação das gestantes e famílias. 

Pastoral da Juventude

Articula o trabalho com jovens na diocese em diferentes realidades. Fazem parte deste grupo a Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural. É a organização juvenil mais expressiva na Diocese e atua no diálogo com outras expressões juvenis. 

Pastoral da Saúde

Presente na Diocese desde a década de 70, valoriza a formação dos seus agentes através para a medicina preventiva e o uso de medicamentos fitoterápicos além, claro, da alimentação agroecológica e saudável. Atua nas dimensões solidária, comunitária e político-institucional, entre estas valoriza a participação de seus agentes nos conselhos municipais de saúde.

Pastoral do Menor

Atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Na Diocese está presente nas paróquias de São José do Cedro, São Cristovão (Chapecó), Xanxerê e Campo Erê, atendendo aproximadamente 800 crianças através de oficinas socioeducativas, culturais e de lazer. 

Pastoral do Migrante

Em 2016 a Diocese iniciou o processo de articulação da Pastoral do Migrante. A proposta surge como porta para acolher, orientar e acompanhar os migrantes que chegam na cidade e/ou procuram/precisam de ajuda. Uma das ações realizadas é o acompanhamento dos cursos de português para migrantes, realizado em parceria com voluntários/as.

Pastoral Familiar

Está em processo de rearticulação na diocese, com visitas da coordenação às Regiões Pastorais para conhecer, fortalecer ou implantar a mesma. Entre as atividades destacam-se a organização da semana da família, preparação matrimonial, formações, etc.

Pastoral Indigenista

Atende cinco áreas indígenas demarcadas na Diocese: Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu e Entre Rios; Toldo Chimbangue e Kondá, em Chapecó; Toldo Imbu, em Abelardo Luz; e Toldo Pinhal, em Seara e Arvoredo. Faz um trabalho em parceria com o CIMI- Conselho Indigenista Missionário, porém com foco maior no resgate da cultura tradicional, no cuidado com crianças e gestantes através da Pastoral da Criança e evangelização nas aldeias

Pastoral Litúrgica

Valoriza a formação e preparação dos seus agentes, produzindo diversos materiais (folhetos, celebrações, etc.), orientando os mesmos nas questões litúrgicas. Possuí uma Comissão Diocesana de Arte Sacra e Espaço Litúrgico, a CODASEL, que acompanha e orienta a preparação ou reforma dos ambientes celebrativos na diocese.

×
Pular para o conteúdo