PALAVRA DO PÁROCO – Novembro de 2022
Amado povo de Deus de nossa Paróquia São Cristóvão, neste mês celebramos o dia dos Fiéis Defuntos – Finados. “A vida pra quem acredita não é passageira ilusão e a morte se torna bendita porque é nossa libertação”. Essa podemos dizer que é a máxima da celebração deste dia quando vamos aos cemitérios visitar e rezar junto aos túmulos de nossos entes queridos. Sabemos que ali estão apenas seus restos mortais, mas que a vida que neles habitou está viva e ressuscitada junto a Deus nos Reino dos Céus.

Celebrar e recordar a história dos que já foram para junto de Deus é manifestar a esperança nutrida pela fé na palavra de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá” (Jo 11,25). É dia de fortalecer nossa fé na ressurreição. Seguimos Aquele que venceu a cruz e ressuscitou, por isso não tememos a morte, como nos ensina Santa Terezinha: “Eu não morro, entro na vida”. Os cristãos desde o século I rezam pelos defuntos, como expressão da ressurreição, fortalecendo a fé no Deus da vida, que em Jesus venceu a morte e fez nova todas as coisas.
Amados no horizonte final de nossa caminhada não está à morte, o fracasso, o nada, mas está à comunhão com Deus, a realização plena da pessoa humana, a felicidade definitiva, a vida eterna a qual fomos marcados na graça batismal. Essa não é apenas esperança, mas é certeza para os seguidores de Jesus. Não deixe de visitar os túmulos de seus entes queridos. É um gesto que nos faz bem e nos aproxima de nossa finitude corporal, mas não espiritual.

No último Domingo deste mês iniciaremos o novo Ano Litúrgico com a celebração do Primeiro Domingo do Advento. É o tempo que nos convida a vivenciar o mistério da espera do Menino Deus, um tempo de alegria e expectativa, por isso em nossas Igrejas teremos a presença da Coroa do Advento com suas 4 velas, sendo acesas uma cada domingo como sinal do caminho que vamos percorrendo rumo ao Natal de Jesus. Aos que adquiriram a Coroa da Família, são convidados a irem percorrendo esse caminho espiritual em sua casa. Certamente o Natal será celebrado com mais intensidade.